Porpetas? almondegas?

Che si preoccupa del nome!? Comfort food! E era isso. Uma delicia da culinária italiana, democrática, simples, mas nem tão fácil. Não foi da primeira vez que fiz que deu certo, apanhei algumas vezes da receita. Estudei varias receitas e técnicas, observei chefs renomados fazerem, comi em vários restaurante (foi um sacrifício em nome do conhecimento =P). E eis que hoje já me sinto capacitado o suficiente para servir para um publico exigente. Segue a minha receita mais simples que consegui, seguindo a ideia do vídeo.





Apetrechos:

1 bowl/tigela/pote grande/prato fundo/ou algo do gênero
1 travessa/tabua de corte
1 frigideira grande

Ingredientes:

1/2 kg de carne moída (nesta usei carne de segunda)
1 tomate picado
1 cebola picada
200 ml de molho de tomate
Água quente ou caldo (farei um post sobre caldos em breve, mas não use aqueles industrializados)
Sal e pimenta a gosto.
2 colheres de sopa de Azeite

Preparo:

Coloque a carne no seu recipiente, adicione o sal e a pimenta a gosto. Misture bem e deixe parar "curtir" o tempero, enquanto pica o tomate e a cebola, reservando ambos. Faça bolinhas com a carne do tamanho de uma bocada ou para duas bocadas. Cozinha mais rápido assim. 1/2 kg de carne deve render umas 20 porpetas/almondegas pequenas. Depois de prontas, ponha a frigideira no fogo e aqueça o azeite. Com cuidado, ponha uma a uma as porpetas na frigideira com um espaço pequeno entre elas. Tente colocar todas elas na frigideira, para facilitar. Se não couberem, faça duas levas, explicarei abaixo. Depois de dourar a parte de baixo, vire-as para dourar o outro lado. Após virar todas elas, acrescente a cebola nos espaços entre as almondegas e mexa com cuidado. Quando as cebolas estiverem macias, mexa as cebolas e as porpetas para soltar do fundo e acrescente os tomates. Mexa mais um pouco e acrescente o molho de tomate e um pouco de água ou caldo para diluir o molho e cozinhar as porpetas por dentro. Baixe o fogo, ajuste o sal e a pimenta do molho e deixe a mágica acontecer. Acompanhe de 2 em 2 minutos acrescentando água ou caldo para não queimar o molho, mexendo toda vez. quando o molho estiver como no vídeo, estará pronto para servir. Se quiser fazer como no vídeo, acrescente a sua pasta (al dente) uns 2 minutos antes de servir, misturando bem para encorporar o molho com a pasta (fica ótimo).


Tips n' trics:

Se precisar fazer duas levas das porpetas, faça o procedimento de dourar 2 lados das porpetas da primeira leva e repita o processo na segunda leva. deixa-as reservadas para preparar o molho. Prepare o molho sem as porpetas na frigideira e adicione-as logo após adicionar o molho de tomate, onde elas poderão ficar juntas.

Experimente, mude, faça a sua receita e me conte como ficou!

Abraços

Comentários

Postagens mais visitadas