Xarope caseiro





Esta receita não era exatamente a que eu gostaria de postar aqui como recomeço das receitas, apesar de ter sido influenciado pelo meu atual estado de saúde, tenho certeza que será bastante útil. Como fiz esses dias, por estar começando com dor de garganta, tosse chata e aquela prostração. E Percebendo a possibilidade de um resfriado querer se apossar de minhas forças, fiz este xarope caseiro que aprendi em um livro da Maria de Lourdes Souza, do interior de SC, chamado Cuidando da Saúde. Fala sobre o uso de plantas medicinais e suas utilizações, capa abaixo. Claro que eu usei o livro como base e adaptei a receita para realidade de ingredientes que tenho disponíveis. Procurei a receita no livro, mas não encontrei, é muito provável que eu tenho lido algumas delas e "criado uma nova".

Ficou assim:





Apetrechos:

um vidro de uns 200 ml.

Ingredientes:

10 cm. de gengibre fresco descascado e ralado
1 pote de mel de sua preferencia (usei o silvestre)
suco de meio limão tahiti
1 colher de sobremesa de cachaça da boa, não da "marvada" (é só para conservar)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no vidro e misture bem. Deixe descansar e comece a tomar no dia seguinte. Eu tomo de 2 a 3 colheres de sobremesa por dia até passar tudo.

Poderia ter ficado um pouco mais espesso, mas ficou bom. Você pode acrescentar um pouco mais de mel para ele mudar a consistência.

Obs.1: Este xarope ajudará a aliviar sintomas da garganta, pelo menos pra mim. Sendo assim, vá ao médico, mas vá num bom.

Obs.2: Se o médico te receitar remédios, tome, mas leia a bula e saiba o que você está tomando. Informe-se! Use este xarope para complementar o tratamento.

Obs.3: Se o remédio apresentar restrições para com alcool, faça sem.

Obs.4: Depois que você estiver bem melhor, faça uma caipirinha de cachaça, coloque o mel no lugar do açúcar e gengibre ralado para dar um sabor diferente. Vai ficar bom também!

Esta é a capa do livro
comentada anteriormente. 

créditos para minha editora aspira: Ursula L. V. Poletto

Comentários

Postagens mais visitadas