Peixe da Tia Wanda


Rendimento: 6-8 porções dependendo do seu prato!!

Essa receita eu experimentei a primeira vez, quando era garoto (devia ter entre 8-10 anos). No tempo em que os vizinhos do prédio se conheciam, emprestavam/pediam uma xícara de açúcar/café/farinha, convidavam para jantares; era um tempinho legal! Diferente de hoje, uma pena! Saudosismos e desabafos a parte, vamos com a receita.

 O resultado final deverá ser próximo a este aqui.

Apetrechos:

1 assadeira/travessa/pirex/forma grande (aproximadamente 50x25x05 cm)
1 tábua para cortar

Ingredientes:

500gr peixe de carne firme
500gr batata
100gr queijo parmesão ralado
1 pote pequeno de maionese da sua preferência
sal e pimenta do reino á gosto (se achar necessário)

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC enquanto prepara o prato.

Corte o peixe em pedaços de aproximadamente uns 3-5cm (de forma que caiba numa garfada) e coloque na assadeira. Corte as batatas em cubos pequenos, de uns 2-3cm e junte com o peixe. Acrescente uma parte da maionese (metade do pote deve bastar) e 2/3 do queijo ralado, ao peixe e as batatas. Misture tudo, para que todos os pedaços de peixe e batata fiquem cobertos com a maionese e o queijo. Se achar necessário, acrescente mais um pouco de maionese. Tempere com pouco sal e pimenta do reino, lembrando que tanto a maionese quanto o queijo já são salgados. Misture mais um pouco. Espalhe o restante do queijo ralado por cima de tudo para gratinar e leve ao forno por uns 45min ou até que as batatas estejam quase macias. Neste momento, aumente a temperatura do forno para gratinar o queijo e deixe por cerca de 5-10 min. dependendo do seu forno. Sirva com arroz e uma salada de sua preferência, para uma refeição completa e quase balanceada.


Informações adicionais:

Já fiz a receita com espadinha e com cação; ficou gostoso e esses peixes são bem baratos. Já tentei com linguado e com abrótea; ficou muito bom também, mas como a carne deles é mais delicada, mudou bastante o resultado do prato. Use o peixe que lhe agradar mais, tomando o cuidado para comprá-lo fresco, sempre que possível. Prestar atenção com o tempo de cozimento, que poderá variar. Mude a receita para testar as suas habilidades na cozinha, como eu faço.

Dicas:

As batatas podem ser cozidas com água e um pouco de sal e tomilho, antes do preparo do prato. Isso reduzirá o tempo de forno. Mantenha o tempo de gratinar do final da receita.

Uma salada de folhas variadas e arroz integral, são ricos em fibras alimentares, que ajudam na digestão; uma boa pedida para acompanhar este prato, que leva maionese e queijo parmesão, ricos em gorduras.

Aproveitem e depois comentem o resultado!!!

obs.: A imagem não é minha e também não encontrei o autor para os créditos. Busquei no google para nortear o leitor com o resultado final desta receita.

Comentários

  1. Prato preparado e aprovado.
    O preparo é muito simples e rápido, e o resultado melhor do que o esperado!
    A batata foi rapidamente cozida antes de juntar aos demais ingredientes e também coloquei uma cebola bem picadinha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleiton,

      Fico feliz que tenha gostado e principalmente mudado a receita ao seu gosto! Essa é a idéia, mudar e experimentar com outros ingredientes. Trocando, acrescentando, retirando... e ver como fica!

      obrigado por compartilhar e parabéns pelo preparo!

      Abração,

      Giovani

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas